terça-feira, 12 de setembro de 2017

O Problema do Para Sempre #Resenha


Sinopse

Mallory viveu muito tempo em silêncio. Mas o destino lhe reserva um novo desafio. E ela percebe que está na hora de encontrar a própria voz.
Já na infância, Mallory Dodge percebeu que só poderia sobreviver se ficasse calada. Teve que aprender a ficar o mais quieta possível. Aprendeu a passar despercebida. A se esconder. Mas agora, após ter sido adotada por pais amorosos e dedicados, ela precisa enfrentar um novo desafio: sobreviver ao último ano do Ensino Médio numa escola de verdade. O que Mallory não imaginava é que logo no primeiro dia de aula daria de cara com um velho amigo que não via desde criança, quando viviam juntos no abrigo. E começa a notar que não é a única que guarda cicatrizes do passado, além de uma paixão adormecida e inevitável.

Ficção / Jovem adulto / Literatura Estrangeira / Romance

Resenha


O Problema do Para Sempre : Alguns segredos são fortes demais para palavras.


Dai você está passeando nas páginas da Amazon no dia da Amazon Day e vê essa capa arrasadora, lacradora, destruidora de corações inocentes ali bem no cantinho de sugestões do site e resolve clicar. Você já tinha prometido não cair em tentação e comprar nada, nadinha mesmo. Só que ai quando abre a página do livro você percebe que é de uma escritora que ama e o melhor é infanto juvenil ,seu gênero literário favorito. Melhor não, ne? Pior obviamente porque você precisava ter esta beldade na  estante e nas  mãos tipo assim ,para anteontem...hehehehe

Não resisti, chutei o pau da barraca e corri para o abraço viciante de uma trama envolvente, sofrida, angustiante e surpreendente. Agora já vou te avisando: Vá preparada. Porque este livro vai deixar você sem chão e emocionalmente inacessível por dias. Não a toa tem esse título baphônico.


“Eu tenho medo de tudo – admiti, minha voz um sussurro.- De tudo. Meu maior medo é o para sempre. Que eu seja assim para sempre ! “


Mallory teve um infância problemática ,desde cedo ela aprendeu a guardar suas palavras e sentimentos para si e tentar viver no silêncio de seu lar provisório e abusivo. Diante de um homem bruto e agressivo que a cada dia superava mais em crueldade seus atos, ela encontra em um garoto o consolo e a fuga necessária para aguentar os anos de maltratos.

Depois de um acontecimento trágico e dramático, onde ela tem a chance de recomeçar sua vida com uma família que realmente a quer como filha, Mallory começa a vencer as barreiras do silêncio e seu grande desafio será enfrentar o último ano do ensino médio numa escola e não mais  com educação em casa. Um grande passo que ela está disposta a dar mesmo sem encontrar ainda sua voz.


“ As palavras não eram o problema .Elas voavam pela minha cabeça como um bando de aves migrando para o sul no inverno. Palavras nunca foram o problema. Eu as tinha, sempre tive, mas arrancá –las de mim e lhes dar voz sempre fora complicado.”


Mallory está temerosa do que vai encontrar na escola mas o que ela nunca iria imaginar era encontrar a pessoa que marcou sua infância, o único lado positivo de tudo o que viveu e sofreu, porem as lembranças voltam com toda força e ameaçam dragar novamente Mallory para o silêncio profundo.

Ryder também não esperava reencontrar Mallory muito menos na mesma escola que ele. Hoje ele não é mais o garoto franzino que iluminava a vida de Mallory, ele está diferente, ele seguiu em frente e este reencontro irá consequências fortes para ambos.


“ Olhei para ele, realmente o vi – um rosto que era familiar e,ao mesmo tempo, novo para mim, mais maduro do que eu me lembrava, porém ainda dolorosamente bonito. Eu o reconheci. Ai, meu Deus, eu o reconheceria em qualquer lugar ....”


Ryder é um cavaleiro de armadura rachada que não consegue viver em proteger a quem ama e isso traz mais carga dramática ainda para a trama.

Narrado em primeiro pessoa por Mallory como um diário , fui acompanhando esta jornada de amizade, superação, resiliência, tragédias e cura onde não só Mallory deseja ser Real ,amada e reconhecida onde cada palavra pode transformar vidas e onde cada gesto pode levar a um futuro com mais esperança e realizações.

Achei simplesmente fantástica a forma como a escritora encontrou para apresentar o passado e o passo a passo do presente não só de Mallory mas de cada personagem que está na sua vida e cada personagem novo que surge também testando seus limites e a fazendo se ver de outra forma. O livro mostra as consequências de uma escolha infeliz e mostra como não podemos julgar os outros pelo endereço onde moram , pela roupa que vestem ou pela imagem que demonstram ter.

Algumas situações me irritaram um pouco e em alguns momentos achei o texto um pouco repetitivo , mas uma situação que acontece na sala de aula bem no final e que me emocionou tanto e foi tão surpreendente que apagou as partes que eu não tinha gostado completamente.

O livro é maravilhoso, leitura obrigatória para quem curte um bom drama forte, açucado e cheio de suspense regado a muito amor que emana das páginas a cada letra escrita e cada palavra pronunciada.

A edição está boa  com folhas amareladas, capa em auto relevo, borboleta abrindo os capítulos e boa diagramação. Só pecou um pouco com erros de digitação e alguns poucos erros de tradução.

5/5 estrelas.

Beijos,Myl

 

 

2 comentários:

  1. Oi. Só li um livro da autora como J. Lynn, mas adorei a forma como ela escreveu sua história, deixando as partes importantes serem bem exploradas. Eu com certeza vou ler esse livro, ele é daqueles que simplesmente encanta o coração da gente.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
  2. oi, miria, esse livro é muito lindo mesmo e a mensagem tambem ...beijos,myl

    ResponderExcluir