sábado, 16 de março de 2019

Yellow Submarine #Resenha


The Beatles: Yellow Submarine

O filme clássico dos Beatles ganha versão em graphic novel para celebrar o aniversário de 50 anos Basta uma nota para voltarmos no tempo, em que jovens cabeludos que só queriam mudar o mundo acabaram se tornando a trilha sonora de nossas vidas.

Chegou a hora de embarcar novamente no submarino amarelo e mostrar para uma nova geração que se eles existem, é porque aprendemos a sonhar em Pepperland. Baseado em várias músicas dos Beatles, o filme Yellow Submarine, lançado em 1968, conta a história de Pepperland, um paraíso subaquático onde o vento espalha as adoráveis canções da banda do Sgt. Peppers aos quatro cantos e onde ninguém se sente sozinho. Quando o líder dos Malvados Azuis, que odeia música, ameaça as cores e a existência de Pepperland, o marinheiro idoso jovem Fred sai no lendário Submarino Amarelo para buscar ajuda e recruta os garotos de Liverpool para libertar sua cidade. 

Yellow Submarine se destaca pela colorida mistura de estilos e técnicas inovadoras na época, além da harmoniosa combinação das músicas que ajudam a derrubar os Malvados Azuis. A música e o amor como resposta aos ataques e ao autoritarismo desse grupo que odeia tudo o que torna Pepperland especial é o que se sobressai da animação. 

Agora, os fãs de uma das maiores bandas de todos os tempos podem reviver a história clássica dos Beatles e comemorar o aniversário de 50 anos de estreia do filme com a DarkSide Books. A editora mais rock ‘n’ roll do Brasil traz para os fãs a adaptação oficial de Yellow Submarine para os quadrinhos feita por Bill Morrison, um dos desenhistas de Os Simpsons e também editor da revista MAD. A profusão de cores da arte, aliada ao roteiro divertido e arrojado e a habilidade de Bill Morrison de contar histórias faz com que o leitor embarque na aventura do jovem Fred para salvar Pepperland dos seres que instalaram a tristeza, o medo e o silêncio na cidade. Cada painel é ricamente detalhado e ajuda a contar a história que os fãs mais fervorosos da banda — e a nova geração que se delicia com os acordes que não saem de moda — sabem de cor e salteado. 

A edição brasileira chega pelo selo DarkSide Graphic Novel em uma edição de colecionador feita sob medida para os viajantes de mares verdes e céus azuis. The Beatles: Yellow Submarine é uma aventura única, repleta de esperança e alegria para ajudar os leitores a enfrentarem os tempos sombrios. Suba a bordo do submarino, viaje para uma terra em que há diamantes no céu e redescubra que tudo o que precisamos é amor!

HQ, comics, mangá / Música
Ano: 2018 / Páginas: 112
Idioma: português 
Editora: DarkSide Books


Resenha

" Está tudo na mente."



Ícone de toda uma geração que acabou virando um clássico para várias outras gerações, o sucesso dos garotos de Liverpool transpassou as barreiras do tempo e espaço e alcança uma legião de fãs por todo o mundo até hoje. 

The Beatles iniciaram sua jornada com a fase iêiêiê mas a medida que cresceram em fama, as pressões aumentaram e a vontade de se libertar de valores engessados fez os rapazes e toda uma geração mergulhar fundo na fase da famosa Psicodelia, mesma época em que o movimento hippie tambem ganhou força pelo mundo. 

Os temas centrais exploram "subjetividade", "loucura", "obsessão", "imagens", "alucinações". As principais características do estilo incluem guitarras e efeitos sonoros especiais (tais como vozes repentinas durante movimento de corte do ritmo da música, risos "imotivados" trazendo como referência quadros clínicos de alucinação ou desespero), muitas vezes com harmonias contrastantes e experimentais. " Fonte Beatlepedia

Com essa explicação, você consegue ter alguma ideia do que movia o mundo da música nesta época e pode até imaginar na sua mente as completas viagens psicodélicas de cor e formatos estranhos e se não conhece este movimento pode começar entender o motivo de Yellow Submarine ser um marco tanto nos gráficos do desenho como na história com  personagens meio sem pé nem cabeça nem nexo lógico. 

The Beatles trazem as cores e um grito por liberdade  que ecoava enquanto o mundo mergulhava na triste Guerra do Vietnan, época em que várias manifestações pipocavam pelo mundo com jovens libertários  pedindo Paz e Amor. 

Quando eu vi esta edição de colecionador, fiquei enlouquecida para ter pois amo demais esta banda em todas suas diversas fases. Ela ativa aquela memória afetiva forte e saudosa repleta de nostalgia de minha infância quando a gente não tinha muitas opções, não se importava com isso, sentava  para ver Sessão da Tarde e tinha uma chance maravilhosa de curtir filmes como Yellow Submarine com toda a inocência da idade sem nem imaginar o que essas imagens e cores representavam para muitas pessoas. 

Para mim, simplesmente representava  muita música, cores extravagantes e alegria, algo que os Malvados Azuis com sua clara alusão à tristeza do Blue queriam roubar das pessoas de Pepperland e do mundo.

Apesar da música tema do filme Yellow Submarine ser muito famosa, ter sido uma das poucas em que podemos curtir a voz de Ringo Starr e ser super divertida de cantar, a que mais amo da trilha sonora que me embalou nesta trajetória pelos sete mares para ajudar o prefeito a acabar com o cinza que engoliu os moradores da icônica cidade foi All You Need is Love. Não só porque é uma música que transmite bem a mensagem de amor como solução dos problemas que serve para qualquer geração, mas também por toda a riqueza dos arranjos e melodia...senhor...Esta música é simplesmente perfeita.

 Se você não teve o prazer de sentar na frente na TV para curtir o filme original  e ainda não foi no Youtube ver o clipe da música, esta é uma ótima oportunidade para curtir este submarino revolucionário e ver que Bob Esponja não foi o primeiro a trazer o mundo terrestre para o fundo do mar...hehehehe.... 

A Darkside como sempre arrasando quarteirões trouxe para o Brasil esta HQ bem fiel à loucura viajante do filme  com uma edição impecável com ótima tradução e no final traz ainda esboços em lápis do desenhista  além da biografia dos criadores da HQ .

5/5 estrelas

P.S. Ah! Se quiser também entender melhor a época em que foi lançado Yellow Submarine assista o filme Across the Universe, musical que é uma verdadeira homenagem aos Beatles  trazendo bem essa atmosfera psicodélica e rebelde com uma linda história de amor de fundo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário