quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Orgulho e Preconceito #Mangá

Sinopse
Amado por milhões em todo o mundo, Orgulho e Preconceito foi deliciosamente transformado em mangá. Em uma remota aldeia inglesa, o Sr. e a Sra. Bennet, um não-tão-bem-sucedido homem do campo  e sua esposa, devem casar suas cinco filhas . Bem no centro da empreitada está a segunda filha , agarota obstinada, Elizabeth e seu aristocrático pretendente, Sr Darcy, dois amantes que devem superar o orgulho e o preconceito antes que o amor encontre seu Felizes para Sempre. Toda a alegria, angústia e romance do livro original de Jane Austen, Orgulho e Preconceito foi perfeitamente ilustrado pela suntuosa arte do manga-ka Po Tse e fielmente adaptado por Stacy E. King.

Gênero Romance em Mangá
376 páginas
Idioma Inglês




Resenha

Ano passado ,li pela primeira vez esta obra-prima de Jane Austen tanto o original como a versão em quadrinhos da Editora Nemo e como não poderia ser diferente para uma romântica inveterada como eu : foi paixão à primeira vista.
Agora tive a chance de ler em formato mangá e me deliciar com as venturas e desventuras da família Bennett . Assim como fez com Emma a escritora Stacy E. King também procurou ao máximo preservar a história nessa adaptação, em alguns momentos foi magnífica ,em outros nem tanto. Então ,vou na verdade relatar o que na adaptação gostei e o que não gostei.
Vamos lá....
O mangá começa, assim como a obra original, com a famosa frase de Jane sobre homens solteiros e apresenta a família,colocando em destaque as protagonistas desta incrível história da amor : Elizabeth e Jane.


Já começamos a vislumbrar a caracterização e destaque de cada personagem na trama .
Inicialmente, achei que o desenhista foi um pouco caricato em suas imagens mostrando personagens um pouco diferentes de como imaginei ao ler a obra original.

- Jane demostrando rebeldia e impulsividade, quase sempre de cabelos soltos e descuidados


- Sr. Darcy um tanto explosivo e sempre zangado


- Sr. Collins quase um pateta e tão esteriotipado



Por mais que Jane seja obstinada e forte ,o sr. Collins seja extremamente falastrão e meio desagradável e o sr. Darcy seja arrogante , pedante e sério. Não consegui vê-los tão diferentes de como li no livro original mas a medida que a história avança percebi que eles usaram estes elementos exagerados para que o leitor ( principalmente o que nunca leu o original) pudesse perceber as intenções de Jane Austen ao montar esta história. Detalhes que ficam nas entrelinhas na leitura original e que precisam ser transmitidos atraves do desenho no caso do mangá.

Junto a isso percebi tambem algumas leves mudanças no texto para facilitar o entendimento de terminadas situações ,já que não temos um narrador no mangá ,mas não foi nada que comprometesse a ideia central do livro.
Neste ponto,senti falta da ambientação e dialogos da cena emblemática que ocorre na casa de Sr. Bingley quando Sr. Darcy está escrevendo uma carta para a irmã e Caroline conversa com ele e depois com Elizabeth . Até ai o texto foi preservado mas a discussão de Darcy com Elizabeth foi cortada e para mim é um dos momentos mais fortes em que Darcy já começa a demonstrar interesse pela garota.
Também senti falta dos vários passeios no campo que Elizabeth faz e onde algumas vezes ela pode conversar com alguns personagens.

Fora estes detalhes gostei demais da adaptação e de como mostrou claramente a diferença de personalidade de cada irmã.

Amei a divertida e desesperada Sra. Bennett e suas loucuras para ver as filhas casadas,não importando com quem.

Além de tudo isso, o desenhista apresenta em várias passagens entre os capítulos uns quadrinhos para mostrar de forma mais divertida ainda a personalidade de forte de alguns personagens, tais como :

- Sr. Bennett  e Lady Catherine que foram retratados de uma forma que para mim foi perfeita.

-Sr. Darcy  e a imagem que ele faz para si e Sr. Bingley de Jane.


Ponto alto da história continuou sendo a declaração de amor  entre o casal protagonista com direito a uma modernizada  na cena o que aumentou  mais ainda minha paixão pelo mangá. 
Sei que está longa a resenha ,mas não tenho como terminar sem falar do final que foi extremamente romântico e dessa capa tão fofa e representativa,colocando a cena do famoso baile onde eles dançam pela primeira vez.
Amei muito tudo isso....hehehehe....
4/ 5 estrelas.

Recomendadíssimo
Beijos,Myl

3 comentários:

  1. Adorei as ilustrações! <3 Não sou nada familiarizada com mangás e Jane Austen é uma autora que ainda preciso - muito! - ler. Sabe aquele autor que você coloca na wishlist e fica lá por anos a fio? Pois é, preciso dar um jeito nisso. Mas amei conhecer essa versão em mangá, nunca tinha nem visto e me deu ainda mais vontade de ler a obra.

    Um beijão,
    Aline - Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, a leitura do original é um pouco mais difícil se você não está familiarizada com o estilo de escrita, mas em quadrinhos ajudam bastante a se apaixonar por tudo

      Excluir
  2. Queria muito ver essa versão. Amo Orgulho e Preconceito.

    ResponderExcluir