terça-feira, 2 de outubro de 2018

Mil Palavras de Jennifer Brown


Mil Palavras
Sinopse


O namorado de Ashleigh, Kaleb, está prestes a partir para a faculdade e a jovem está preocupada que ele se esqueça dela. Então, em uma famosa festa de final do verão, as amigas de Ashleigh sugerem que ela mande uma foto nua para ele. Antes que possa mudar de ideia, Ashleigh vai para o banheiro, tira uma foto de corpo inteiro em frente ao espelho, e aperta a tecla “enviar”.



Mas o término do relacionamento do casal é ruim e, para se vingar, Kaleb encaminha a foto para sua equipe de beisebol. Em pouco tempo, a foto viraliza, atraindo a atenção do conselho da escola, da polícia e da mídia local. A pena ordenada a Ashleigh pelo tribunal é prestar serviço comunitário, e é onde ela conhece Mack, um jovem que oferece uma nova chance de amizade.


Jovem adulto / Literatura Estrangeira / Romance

Ano: 2018 / Páginas: 208

Idioma: português 

Editora: Gutenberg

" Qual foi a última vez que fui simplesmente Ashleigh?"

Resenha


Conheci esta escritora um tempo atrás no Clube de Livro Autêntica quando discutimos A Lista Negra e me apaixonei de vez por ela  quando foi a vez de Amor Amargo. Peguei Mil Palavras achando muito difícil ele superar Amor Amargo mas ele conseguiu emparelhar quase superando e vou contar porquê.

Ashleigh está sentindo seu namorado de anos escapar pelos dedos depois que ele termina a escola e se prepara  para ir à faculdade em outra cidade. Suas amigas acabam sugerindo que ela mande um nudes para ele a fim de chamar sua atenção. Mesmo insegura com a ideia, ela faz a foto e manda ficando satisfeita ao conseguir o que queria, porem suas inseguranças em relação a ele começam a aflorar mais forte ainda quando o cara vai para faculdade.  Eles acabam brigando e a bendita foto vai parar em todo e qualquer celular da cidade. Um turbilhão a engole e  ao cumprir sua pena de serviçõs comunitários, ela conhece Mack, um garoto quieto e reservado. Essa amizade acabará sendo a base que ela precisa para se reerguer das cinzas.

Jennifer Brown apresenta o drama vivido por Ashleigh  alternando passado e presente da vida da garota mostrando passo a passo como um simples clique pode mudar a vida de muitas pessoas.  

Narrado em primeira pessoa por Ashleigh, acompanhei todas as complicações e tensões vividos por ela, sua família e os envolvidos com a divulgação da foto. A trama de início traz uma narrativa lenta acredito que para mostrar o ritmo que tomou a vida da menina quando tudo desmoronou  a deixando deprimida e desolada .  Aos poucos,tudo ganha dinamismo quando ela percebe que precisa encarar de frente seus problemas e vai ganhando força  descobrindo quem ela relamente é e qual seu valor.

O que pude constatar com este livro é que o intuito da escritora em seus livros é focar na protagonista escolhida, em sua superação e no problema a ser levantado, ela acaba não focando muito nos personagens secundários mesmo que eles de certa forma sejam importantes para a resolução do problema. Ela quer fazer um alerta e faz de forma magistral e simples sem grandes floreios.

Jennifer Brown tem um poder impressionante de  fazer a gente se sentir na pele do personagem, ela sabe conectar a gente com o protagonista e fazer viver a história como se estive lá dentro no meio do olho do furacão. Teve momentos que juro quase entro no livro para chacoalhar alguns personagens de tão irritada que fiquei.

Só dois detalhes me fizeram não favoritar o livro. Primeiro que gostaria de ver um fechamento mais redondo em relação a Ashleigh e outros dois personagens que foram cruciais para ela o livro todo, mas como falei antes  percebi que fechar todas as pontas nunca é a intenção da escritora. Segundo que minha alma de dentista deu umas boas  arrepiadas em boa parte da trama...Minha nossa....vocês não estão entendendo a quantidade de balas que rolou neste livro, nunca vi tantas em toda a minha vida ....hehehehehe...Enfim....

Amei a cena do brechó ( das melhores do livro pois trouxe bastante leveza a trama) e dobrei de rir com os agradecimentos da autora também amei a entrevista que rola no final do livro.

Recomendadíssima a leitura e acredito que todos os três livros dela deveriam ser obrigatórios em todas as escolas de ensino médio pois trazem temas fortes e universais que exsitem independende da cultura e do país e fazem deles fontes de alerta para uma juventude muitas vezes desregrada e inconsequente.

A capa foi muito bem escolhida, a edição da Gutenberg está ótima com boa tradução, diagramação e folhas amareladas.

4/5 estrelas.

Beios,Myl

Nenhum comentário:

Postar um comentário