terça-feira, 21 de junho de 2016

Três coisas sobre você - # Lançamento Arqueiro


Gênero Young Adult

Sinopse:

Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.

Opinião:

Velho clássico do YA:  adolescente –pai –madrasta- escola nova....Resultado? Um livro delicia ,gostosinho ,leve e de leitura ultra rápida.... 
Vi esse livro em pre-venda como sugestão da Saraiva  ,ao ler a sinopse me interessei bastante pela historia pois é bem meu estilo. Como tinha acabado de ler Namorado de Aluguel mesmo sem poder,me empolguei e comprei ...Pronto formada minha sequência de livros de leitura sem DPL(Namorado de Aluguel, O caderninhos de Desafios de Dash e Lily e agora Três Coisas sobre Você) e que estou amando pois desde o ano passado vinha lendo muitos livros  e só ficando deprê....UFA....Me deram uma trégua e estou adorando...

O livro começa com o dilema de Jessie recém chegada a Los Angeles vinda de Chicago e pega de surpresa pelo pai com um casamento e uma nova morada....Claro que a garota está insatisfeita e bem triste pois não se vê naquele ambiente de luxo. Logo de cara recebe o mail de alguém e fica intrigada pois não consegue achar que seja real e sim que não passe de um trote de algum colega da nova escola particular onde vai estudar. O email é bem fofinho e doce e vem com varias dicas de como se comportar e o que fazer para aguentar a escola cheias de riquinhos.

Aos poucos ,ela vai se lançando na aventura da vida nova onde: 

- o pai se distancia por causa da madrasta ( parece meio Cinderela ,né? Mas não é)

- a madrasta parece meio fria e distante mas se revela alguem que também tem seus sofrimentos 

- Theo, filho dela, que poderia ser uma válvula de escape na escola,  ignora  Jessie totalmente lá e sempre que pode é bem idiota (o carinha é um pé no saco quando quer)

- novas amizades surgem, entre elas dois garotos que virei fã, Ethan e Liam, lindinhos e gentis ( uns principes)

- e ,óbvio ,ela encontra as meninas sempre lindas e prontas para serem cruéis....As populares...

Parece mais do mesmo ,né? Mas juro, juradinho, não é. Os diálogos via email são otimos, ácidos e divertidos e conduzem você para  as dúvidas e descobertas de Jessie. A forma como a escritora construiu a historia também é muito boa e me lembrou vagamente Cinder e Ella, outro que estou torcendo para um dia lançarem aqui. O livro parece um grande diário de uma adolescente e seus dilemas. Aos poucos, vamos desconfiando e entrando na torcida pelo misterioso e romântico   anônimo que vai matando a gente de curiosidade a cada email e mensagem trocados. Acho que gostei tanto de ler os e-mails  quanto Jessie de recebê-los, por mim todo capitulo teria um....hehehehe... 
Amei a forma como Jessie se torna forte e cresce na trama. Amei as amigas Dri e Scarlet, duas BFF de fazer inveja a qualquer adolescente.  Amei como Jessie parece real e fala muitas vezes aquilo que sente ,sem ficar guardando nada para si. Amei  muito, muito mesmo o que gerou a escolha do titulo. 

Amei várias lições que a escritora quis passar com o livro, como bullying, preconceitos baseados em aparências e principalmente a que parece atual mas sempre existiu que é a facilidade de se escrever ao invés de falar pessoalmente. 
“ Conversa na vida real? Superestimado demais. “ 

"De repente me pergunto se é isso que acontece quando as pessoas se conhecem pela internet. Uma conexão sem contexto. Uma boa primeira impressão muito mais fácil de ser causada porque pode ser manipulada.” 


A única coisa que realmente não curti muito foram alguns diálogos presenciais que achei desconexos ,não sei se por causa da tradução ou da escritora mesmo que quis fazer assim ,mas como eu sou meio perdidinha, as coisas as vezes precisam estar bem claras para mim... De qualquer forma ,não atrapalhou o entendimento do Todo.

 A capa também de certa forma não atrai apesar de ter a ver com a trama ,gosto daquelas capas mais fofinhas com pezinhos ou desenhos mais meigos...mas claro que é subjetivo isso.

Myl e várias estrelinhas....5/5. Logo, logo ,faço vários quotes pois amei as frases do livros. Em breve em @quotes_gataleitora. Recomendadíssimo para quem curte o gênero ou quer algo para descansar a mente e ao mesmo tempo pensar na vida....

Beijo, Myl

Nenhum comentário:

Postar um comentário