sábado, 25 de março de 2017

O Verão em que Salvei o Mundo em 65 dias

Sinopse     Um verão. Uma menina. Um plano. 65 maneiras de fazer a diferença. Neste livro romântico e cativante, Michele Weber Hurwitz, elogiada autora de livros juvenis, conta a história de Nina Ross, uma menina de 13 anos que, um pouco entediada e solitária durante as férias, resolve dar um gostinho diferente aos seus dias com um plano inusitado: fazer uma boa ação por dia, anonimamente, a alguém de sua vizinhança. A cada um dos 65 dias em que põe seu plano em prática, Nina descobre algo novo sobre seus vizinhos e sua família capaz de surpreendê-la. E aprende que as coisas podem não acontecer sempre do jeito que esperamos, mas podem ser ainda melhores. Como o verão inesquecível em que ela salvou o mundo – ou pelo menos fez uma pequena diferença nele – e as próprias férias.





Gênero Infantojuvenil
288 páginas
Editora: Rocco (6 de fevereiro de 2017)
Idioma: Português



Resenha

Vocês sabem que eu não sou do tipo de fazer propaganda, mas sempre que me arrisco nas indicações que a Saraiva me dá ,quando estou pesquisando livros no seu site , nunca me arrependo . Foi assim tambem com O Verão em que Salvei o Mundo em 65 dias.

Sabe aquele livro que você lê e tem certeza de que sua vida não vai ser mais a mesma depois da leitura?  Aquele tipo de livro que te enche de esperanças ? Um livro que mesmo antes de terminar você vai indicar para todo mundo?

Perfeito, não é mesmo? Mais- que -perfeito !

Nina mora na mesma vizinhança desde pequena e cresceu com Eli e Jorie, seus amigos inseparáveis....ou era o que ela pensava... até o começo daquele verão. Eli tem problemas com o pai folgado que abandona a familia sempre. Jorie está mais interessada em ser popular do que dar atenção a Nina.  E ela tenta manter a amizade mas não reconhece mais os amigos que cresceram com ela.

Nina é uma garota de treze anos que está vivendo bem aquela fase de transição entre a infância e a vida adulta onde a pessoa  quer crescer mas não entende como e porque tudo a sua volta está diferente,ficando sempre saudosa do passado. Seus amigos de infância estão diferentes, suas amigas da escola viajaram e não a convidaram  e sua família não dá mais atenção a ela.  
Ela terminou o ensino fundamental e está diante do desafio do ensino médio , para isso ela e Jorie se matricularam no curso de férias da escola para irem se ambientando com as novidades.
Num momento de tédio ao observar a vida da Sra. Chung, sua vizinha que quebrou o pé e está tentando cuidar de suas flores , Nina decide que fará algo diferente neste verão.

" Então. Aqui estou. De volta à ideia .E se, ao longo desses sessenta e cinco dias, eu fizesse uma boa ação por dia? Algo que teria que acontecer de qualquer forma? Que eu faria acontecer. "

E é assim que essa garota doce , esquisita e diferente vai ver toda sua vida ser transformada ,.
Ela aos poucos vai fazendo pequenas gentilezas e descobrindo como é prazeroso fazer o Bem sem olhar a Quem.
Claro que isso vai ter um preço e ela vai provocar uma revolução na rua e na vida de todos a sua volta.

Vale a pena destacar a presença constante e espirituosa do irmão de Eli, Thomas , uma criança pura que vive correndo pelas casas com capa de herói ,prendendo vários bandidos imaginários e acaba ajudando Nina em vários momentos.

" Ou talvez um tipo mais real de inimigo que ele pressente estar espreitando nossa vizinhança tranquila com casas conectadas , mas pessoas desconectadas."

Não só a trama é boa como os personagens são muito bem caracterizados e me vi presa à leitura ,doida para saber como Nina iria sair das confusões que criou e se tudo iria terminar bem. 

Amei a capa nacional ,muito alegre, colorida e mostrando bem o espírito e a mensagem do livro.

Com uma linguagem leve e divertida , a escritora me levou a lembrar da minha adolescência , pois nesta mesma idade passei por problemas semelhantes a Nina . Tambem comecei observar minhas filhas e seus amigos e ver que existe esperança para o mundo e que o futuro pode ser incerto mas que nós e eles podemos ser e fazer a diferença.
Amo livros assim , essa galera nova precisa de mais livros com mensagens positivas e a galera maior precisa de um chá de esperança de vez em quando.
Um livro tranquilo para deixar a gente tranquilo e recomendar a leitura para todo mundo crianças e adultos. 

Recomendadíssimo.
6/5 estrelas.
Beijos,Myl

Nenhum comentário:

Postar um comentário