quinta-feira, 10 de março de 2016

Orgulho e Preconceito

Sinopse :

Considerada a primeira romancista moderna da literatura inglesa, Jane Austen começou seu segundo romance, 'Orgulho e Preconceito', antes dos 21 anos de idade. Assim como em outras obras de Austen, o livro é escrito de forma satírica. 'Orgulho e Preconceito', pode ser considerado como especial porque transcende o preconceito causado pelas falsas primeiras impressões e adentra no psicológico, mostrando como o auto-conhecimento pode interferir nos julgamentos errôneos feitos a outras pessoas.A autora revela certas e posturas de seus personagens em situações cotidianas que, muitas vezes, causam momentos cômicos aos leitores, dando um caráter mais leve e satírico ao livro. As emoções e sentimentos devem ser decifrados por quem decidir mergulhar na obra de Jane Austen, uma vez que encobertos nas entrelinhas do texto. A escritora inglesa apresenta seu poder de expressar a discriminação de maneira sutil e perspicaz em 'Orgulho e Preconceito'; ela é capaz de transmitir mensagens complexas valendo-se de seu estilo a um tempo simples e espirituoso. O principal assunto do livro é contemplado logo na frase inicial, quando a autora menciona que um homem solteiro e possuidor de grande fortuna deve ser o desejo de uma esposa...

Com esta citação, Jane Austen faz três referências importantes: a autora declara que o foco da trama será os relacionamentos e os casamentos, dá um tom de humor á obra ao falar de maneira inteligente acerca de um tema comum, e prepara o leitor para uma caçada de um marido em busca da esposa ideal e de uma mulher perseguindo pretendentes.O romance retrata a relação entre Elizabeth Bennet (Lizzy) e Fitzwilliam Darcy na Inglaterra rural do século XVIII. Lizzy possui outras quatro irmãs, nenhuma delas casadas, o que a Sra. Bennet, mãe de Lizzy, considera um absurdo. Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma de suas filhas. Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, por seu jeito frio, é mal falado. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele, por ele ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram. A recíproca não é verdadeira. Mesmo com uma má primeira impressão, Darcy realmente se encanta por Lizzy, sem que ela saiba do fato. A partir daí o livro mostra a evolução do relacionamento entre eles e os que os rodeiam, mostrando também, desse modo, a sociedade do final do século XVIII.Considerado a obra prima de Jane Austen, 'Orgulho e Preconceito' ganhou diversas versões para o cinema e televisão, a mais recente em 2005, com interpretações de Keira Knightley e Matthew Macfadyen nos papéis principais.

Opinião

O que dizer depois de ler uma sinopse dessas e um livro como esse? Nada...Mais nada...Simples assim....hehehehe

Assisti esse filme há uns anos mas ainda não tinha lido nenhum livro de Jane Austen. O filme é simplesmente perfeito e os atores caíram como uma luva nos papeis, fora que é muito fiel ao texto original. Meu primeiro livro dela foi Persuasão e amei. Claro que ler clássicos exige certa dose de paciência pois com a modernidade veio a simplificação da escrita e assim temos certa dificuldade de entender frases bem elaboradas. Mas sinceramente vale cada segundo empregado na leitura.

Orgulho e Preconceito consegue nos fazer mergulhar na atmosfera aristocrática inglesa com sua polidez , falsidades e preconceitos. Cada personagem é construído para nos mostrar os diversos “ tipos de pessoas” que não só naquela época mas sempre irão cruzar nosso caminho e Jane Austen consegue magistralmente apresentar personagens carregados de personalidade e consistentes ate o fim. Impressionante como conseguimos perceber o perfil da sociedade da época e ainda encontrar pessoas que agem daquela forma. Isso é algo atemporal.


Me apaixonei por Lizzy( com seu discurso voraz e afiado), Jane( com sua doçura e firmeza), sr. Darcy ( contido e transformado pela rejeição em alguém doce e com desejo de ser notado por Lizzy com outros olhos)  e Sr. Bingley( alegre e cativante), personagens tao diferentes entre si e tão completos um para o outro. Lindo de ler cada dialogo entre eles e ver o amor que emana de cada um. As irmãs mais novas de Lizzy e as irmãs do sr. Bingley tambem são destaque com seus jeitos típicos de quem gosta de viver de aparências. Amei o fato de Jane mostrar como muitas vezes criamos barreiras às pessoas simplesmente por causa de primeiras impressões e algumas vezes impressões equivocadas, mas ela dá chance de percebemos como podemos tentar mudar esta primeira impressão.


Uma leitura obrigatória para todos os leitores vorazes ou não.

Recomendadissimo ao extremo....
Beijos,Myl

Nenhum comentário:

Postar um comentário