terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Livro DUFF - Designated . Ugly . Fat . Friend | Kody Keplinger

Páginas: 328
Origem: EUA
Editora: GloboAlt - Selo Jovem da Editora Globo
Assunto: Romance 

Sinopse: Bianca Piper não é a garota mais bonita da escola, mas tem um grupo leal de amigas, é inteligente e não se importa com o que os outros pensam dela. Ou é o que procura acreditar. Quando Wesley Rush, um dos caras mais populares da escola, a apelida de Duff - sigla em inglês para Designated Ugly Fat Friend, a menina menos atraente do seu grupo de amigas - , ela passa a se enxergar de outra maneira.
Com a iminente separação de seus pais e desesperada por uma válvula de escape, Bianca acaba beijando Wesley num impulso pior, como forma de distração, ela acaba mantendo um relacionamento secreto com ele. Enquanto o mundo ao seu redor começa a desmoronar, Bianca descobre, aterrorizada, que está que está se apaixonando pelo garoto que ela odiava mais que tudo.




A editora Globo pelo selo GloboAlt me enviou um exemplar de DUFF, lançado em janeiro. Começando pelo design do livro, que por sinal está perfeito. Venho elogiar a editora pela atenção dada ao exemplar, desde a capa até o marcador que vale salientar que já é um atrativo e tanto antes de começar a leitura. Entrou na minha coleção de marcadores como um dos favoritos. A diagramação do livro atende aos critérios dos leitores mais exigentes, tem um ótimo espaçamento entre as linhas, fonte no tamanho adequado, folhas amareladas e quantidade exata de escrita, tudo isso nos facilita na leitura, e nos atrai a comprar o livro, sem sombra de dúvidas só pela estética do mesmo eu já o adquiria.

Opinião: DUFF - sigla em inglês para Designated Ugly Fat Friend, a menina menos atraente do seu grupo de amigas. É aquela garota passa despercebida, que menos se destaca no meio de suas amigas, a menos atraente, Bianca Piper não se enquadra em padrões de beleza ou se preocupa com o visual, essa é a DUFF da vez. Em uma festa enquanto suas melhores amigas Jess e Casey estão dançando, Bianca, que observa a uma certa distância, é surpreendida pela voz de alguém nada agravável, como ela mesma diria, Wesley Rush - o pegador da escola, chega perto dela e inicia uma conversa e em meio a esse papo ele diz que ser legal com a DUFF o ajudaria a se dar bem com suas amigas. A partir disso Bianca começa a se questionar se realmente ela seria a amiga feia. As vantagens e as desvantagens de ser uma DUFF, o que leva alguém a pensar que é uma e outras dúvidas começam a ocupar os pensamentos de Bianca e só não dominam sua cabeça porque ela tem problemas maiores. O casamento de seus pais não vai bem e no dia em que ela descobre que eles estão se divorciando, decide sair com suas amigas para esquecer.

Enquanto Casey e Jess estão dançando, Bianca encontra Wesley e, num impulso, o beija. Os dois começam uma espécie de encontros rotineiros, mesmo com seus sentimentos confusos.
Bianca acha Wesley um galinha, que se aproveita da beleza e do dinheiro para ficar com o maior número de meninas possível, mas, no fundo, está se apaixonando por ele. Wesley é um cara amigável e não perde uma oportunidade de ficar com ela, ainda que continue chamando-a de DUFF. Com os encontros frequentes, ambos descobrem que as aparências enganam e que eles não são como um imaginava do outro.  
Bianca Piper é uma boa aluna, meio irritada mas com diálogos bem diretos, o livro é um romance que descreve toda uma história de amizades e trata de temas importantes como, a quebra do paradigma de que devemos seguir um padrão de beleza, um esteriótipo ou coisa do tipo, com trechos engraçados, o livro se torna um prato cheio para uma bela distração marcante. A gente simplesmente não consegue parar de ler até que o livro termina e ficamos com aquele gostinho de quero mais.

O livro é merecedor de suas 5 estrelas, rs . DUFF figurou em segundo lugar na lista do New York Times de Young Adult e foi estreado nos cinemas brasileiros em 2015. O Filme que também conferi, é bem diferente do livro, claro, o livro como sempre, é muito melhor, mas isso é papo para outro post em breve de Livro Vs Filme, até mais.

Abrçs, And.

5 comentários:

  1. eu querooooo pra ontem, amei o filme e amei a sinopse e sua resenha me deixou mais curiosa.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Oi And!!!
    Fiquei sabendo que tinha o livro somente quando ele foi lançado. Assisti o filme uma semana antes da Globo lançar e dei muita risada.
    Pelo que percebi existem pequenas diferenças entre ambos (afinal é adaptação, né, nunca fica 100% igual), mas parece ser muito bom mesmo! Quero muuuuito ler, ainda mais depois dessa resenha mara. <3
    No filme eu ameeei o Wesley *-* Ele é muito fofo, muito amorzinho!!!! Não vejo a hora de conferir o livro.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei de ambos, tanto do livro quanto do filme. E apesar de serem muito diferente, gostei por isso porque quando li o livro = depois que assistir ao filme - amei pelas surpresas das coisas que não seguiram a mesma sequência do filme.
    O livro é um amor *-* O marcador também é sensacional. Desejo que a editora publique mais livros da escritora por aqui.
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir