terça-feira, 12 de abril de 2016

Orgulho e Preconceito - Graphic Novel

Sinopse:


Elizabeth e suas quatro irmãs estão impossibilitadas de herdar a propriedade de seu velho pai e enfrentam a ameaça do despejo. As irmãs devem garantir sua segurança financeira por meio do casamento, mas nossa heroína tem outros planos. Ela fez votos de se casar somente por amor. Seu olhar acaba capturado pelo distinto Sr. Darcy, mas quem irá salvar os Bennets? Elizabeth deve se casar por amor ou deve salvar sua família? Jane Austen se referia a Orgulho e preconceito (1813), o primeiro romance que escreveu, como seu “filho querido” – e gerações de leitores lhe têm dado um cantinho em seus corações desde então. A atração irresistível que ela retrata, entre a vivaz e independente Elizabeth Bennet e o austero e solene Sr. Darcy, se insere entre as maiores, mais românticas e mais engraçadas histórias de amor já contadas...

Opinião:
Como já publiquei aqui resenha sobre o livro normal, vou me deter a comparar esta linda graphic novel com o livro. Mas me perdoem se sem querer lançar spoilers ,vai ser inevitável. E também não entendo muito deste estilo, então vou me deter em passar minha impressão como simples leitora apaixonada por Jane Austen. Apesar de so ter lido ate agora Persuasão e Orgulho e Preconceito, já vi todos os filmes da serie da BBC , o famoso filme  que consagrou a imagem do lindo Matthew Macfayden ( suspiros....)como Sr. Darcy e também assisti Razão e Sensibilidade e Emma .....
Vamos lá:
Capa: para mim ,um dos pontos fortes , apresentando exatamente a sensação de embate entre Darcy e Lizzy. Os traços são austeros e transmitem a força desses personagens. Já percebi  e gostei do estilo que vinha pela frente. Contracapa: me ajudou muito a apresentação dos personagens ,visualizei cada um e sua relação com os outros personagens. Me ajudou até a entender melhor a história que tinha lido anteriormente.
Quadrinhos:
- respeitou a obra mantendo o dialogo da forma mais fiel possível. Impressionante. E mesmo não tendo a descrição e a narrativa do livro, a ideia principal não se perdeu e continuei percebendo a base da história.
- as expressões faciais também foram muito bem feitas, transmitindo a arrogância de Darcy e seus amigos ao chegar no primeiro baile e todos os sentimentos dos personagens no decorrer da trama. Impagavel para mim , foi a ideia que eu tinha da Sra. Bennet ganhar corpo e reações inflamadas nos quadrinhos (Hilário). Detalhe este que ao ler e ver o filme não tinha ainda conseguido visualizar como eu queria. Tambem amei o embate entre Sr. Darcy e Lizzy na primeira vez que dançaram juntos e quando ele se declara, os detalhes dos traços fizeram toda diferença.
- os balões de diálogo foram bem colocados e deu para perceber direitinho a ordem das frases.
- as formas de apresentação das cartas também gostei demais e também das fontes escolhidas.
Final: Não sei se porque sou muito visual ,mas me emocionei mais com o final da graphic novel do que do livro. Achei lindo o beijo no campo e os encontros deles nas caminhadas.
Resumindo : para mim, uma obra completa a outra e que é  complementada pelo filme. Uma delícia tudo junto e misturado. Torço para serem publicadas mais obras neste formato pois facilita a leitura para quem tem dificuldade com a linguagem  muito formal da obra original.  Achei ótimo  que por causa do clube de Gutenberg ,minha filha  está lendo pela primeira vez Jane Austen e está gostando muito.
Recomendadissimo.  Beijos, Myl

Nenhum comentário:

Postar um comentário