terça-feira, 25 de outubro de 2016

Sonata em Punk Rock de Babi Dewet

Sinopse
Por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock? Essa sempre foi a dúvida de Valentina Gontcharov. Entre o trabalho como gerente do mercado do bairro e as tarefas de casa, o sonho de viver de música estava, aos poucos, ficando em segundo plano. Até que, ao descobrir que tem ouvido absoluto e ser aceit na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país, a garota tem a chance de seguir uma nova vida na conhecida Cidade da Música, o lugar capaz de realizar todos os seus sonhos.No conservatório, Tim, como prefere ser chamada, terá que superar seus medos e inseguranças e provar a si mesma do que é capaz, mesmo que isso signifique dominar o tão assustador piano e abraçar de vez o seu lado de musicista clássica. Só que, para dificultar ainda mais as coisas, o arrogante e talentoso Kim cruza seu caminho de uma forma que é impossível ignorar.
Em um universo completamente diferente do que estava acostumada, repleto de notas, arpejos, partituras, instrumentos e disciplina, Valentina irá mostrar ao certinho Kim que não é só ele que está precisando de um pouco de rock’n’roll, mas sim toda a Cidade da Música.

Gênero Infanto Juvenil
300 páginas
Idioma Português

Em uma frase
Um livro para flutuar em notas musicais.

Resenha

O livro começa mostrando como Tim vai parar na escola de musica mais famosa do Brasil e conhecida internacionalmente, a Academia Margareth Vilela . Aproveitando a chance maravilhosa que surge na sua frente, quando seu pai aparece do nada se oferecendo para pagar as mensalidades para ela, Valentina agarra com "unhas e dentes" esta oportunidade ,mesmo não gostando do pai, imaginando como pode mudar de vida e ainda ajudar sua mãe. Porem a trajetoria rumo a realização de seu sonho não vai ser tão facil como ela imaginou, primeiro porque ela logo se depara com o arrogante e misterioso Kim , segundo porque como se destaca na escola por suas roupas e atitudes ,acaba se sentindo muito só e terceiro porque simplesmente escolheu como instrumento para estudo o piano ,instrumento que ela nunca tocou.

"Tocar piano era dificil, mas parecia certo, como se estivesse completando um quebra-cabeça de sentimentos. "

A partir dai, Tim me envolveu tanto com a fascinação que começa a ter por Kim ( que é um grande pianista  e respira música clássica)como pela  forma como Kim mergulha em sua paixão pela musica. Ele é muito grosso com todo mundo ...... O cara é um pedaço de cavalo ao cubo....Cruz Credo!!!!.....mas consegui entender seus motivos. Coitadinho....ele precisa de carinho..... 

Preciso dizer que quero ele de genro???? ops que minha filha não me leia hehehehehe

Achei bem legal a forma com a escritora abordou a genialidade dele e seu deficit de atenção e como a música ajuda  a se centrar. Ele é um garoto carente de amor maternal e lança na musica todos os seus sentimentos e frustrações.

Ao melhor estilo Babi Dewet, pude conhecer algumas bandas que nunca ouvi falar e relembrar de outras que gosto bastante, inclusive a Scooty ( do livro Sabado a Noite). O livro transmite com tanta veracidade as sensações provocadas pela musica que foi impossivel não colocar as sugeridas no titulo de cada capitulo e flutuar nesse mundo sensorial. ( Adorei que no meio de cada capitulo Babi coloca o trecho da musica sugerida que se encaixa perfeitamente no momento da historia). Muito dez!

Não posso deixar de falar das músicas clássicas escolhidas, pois amo este estilo  e me diverti muito relembrando a musica da propaganda de iogurte.....hehehehe.... não vou dizer que eu vi essa propaganda para não denunciar minha idade....ops....já foi....

Kim por conta de sua fama cria uma muralha e veste uma máscara que o mantem afastado dos outros e Tim chega para balançar suas certezas e abalar suas estruturas. Ela acaba se aproximando dele com seu jeitão bem Punk Rock e ambos ajudam um ao outro a ver a vida por outro ângulo.

" Kim era sóbrio, correto, com notas claras e muita técnica. Valentina tocava como queria,de forma incerta, com muita personalidade e leveza."

É muito interessante ver ambos amadurecendo e mudando sua visão sobre a música em geral, graças à amizade e , claro, à música que cada um gosta e começa a compartilhar com o outro.

Babi , em seus livros, sempre faz questão de valorizar a amizade e isso tambem acontece em Sonata em Punk Rock onde junta Valentina com outros colegas que tambem são renegados na Academia formando uma banda bem exotica e cheia de ritmo.

Não posso deixar de falar da capa que está muito lindo e representa exatamente a trama. 

Nota Myl para a Gut como sempre.....

Discutimos este livro domingo no clube do livro Autêntica daqui de Salvador e foi uma delicia conversar via zap....adoro a tecnologia moderna....com Babi e tirar algumas dúvidas que surgiram sobre a trama.

Recomendadissimo para quem gosta de livros infanto juvenis cheios de musicalidade, notas de romantismo e partituras .
Beijos, Myl

Nenhum comentário:

Postar um comentário