domingo, 10 de julho de 2016

HQ - Orgulho e Preconceito

Autor: Jane Austen, Ian Edginton e Robert Deas
Gênero: Romance de Época
Editora: Nemo, 1ª edição
Capa Comum: 144 páginas

Sinopse: Elizabeth e suas quatro irmãs estão impossibilitadas de herdar a propriedade de seu velho pai e enfrentam a ameaça do despejo. As irmãs devem garantir sua segurança financeira por meio do casamento, mas nossa heroína tem outros planos. Ela fez votos de se casar somente por amor. Seu olhar acaba capturado pelo distinto Sr. Darcy, mas quem irá salvar os Bennets? Elizabeth deve se casar por amor ou deve salvar sua família? Uma adaptação fiel e primorosa do clássico romance de Jane Austen para os quadrinhos.

Opinião: Essa Resenha resolvi fazer de forma diferente, pois Orgulho e Preconceito é a obra mais famosa da Jane Austen, já existe o livro orgulho e Preconceito e também o Filme e agora a HQ, essa história é tão influente que você vê por aí várias histórias com aquela pitada de Jane Austen...


A história se passa na Inglaterra em 1886 e narra a história de Elizabeth Bennet a segunda irmã mais velha de uma família de 5 meninas, na época era bem comum que as moças procurassem um bom partido para se casar, pois elas dependiam totalmente do casamento e de um homem para ter uma vida tranquila e confortável, diferente de todas as garotas a Elizabeth tem um temperamento forte, não aceita qualquer coisa que digam que ela deve ou não fazer, a família também não ajuda muito, a mãe é uma casamenteira de carteirinha que tem como principal proposito ver as filhas casadas com bons partidos e as suas irmãs também não são muito diferentes em tal pensamento, nesse cenário de interior e vida pacata, que Elizabeth acaba conhecendo o Sr. Darcy um homem muito rico e muito altivo e que Elizabeth acha muito orgulhoso, na mesma hora que ela o encontra ela jura pra ela mesma que nunca gostará dele... O sr Darcy também não fica muito para trás, ele considera a família de Elizabeth muito rude, não gostando nem um pouco das atitudes e condutas dessa família. O que eles mal sabem é quem logo breve eles estarão apaixonados vivendo uma longa história e Jane Austem mostra ao decorrer da história que as pessoas podem ser muito diferentes do que uma primeira impressão pode mostrar.

Então falarei agora um pouco do que gostei e não...


Prós, é que a história é simples... O filme tem toda uma história rebuscada, da época, uma linguagem um pouco complicada que alguns podem acabar se perdendo. Já a HQ tem uma linguagem muito mais fácil, para entendimento e leitura, uma leitura, rápida, tranquila, e bem básica. Na HQ não nos prendemos tanto a algum personagem, já no filme eu me prendi bastante a Lise, ao romance dela, e ficamos bem animados com o decorrer da personagem. A HQ consegue demonstrar perfeitamente a história do livro, resumi-lo magicamente de modo que o leitor venha compreender a essência da Jane Austen.

Algo muito interessante da HQ é que no início tem uma árvore genealógica, que ajuda e muito na leitura, por ser uma HQ e necessitar de economia textual, essa informação inicial não deixa o leitor perdido na história, os traços eu gostei bastante, achei muito bem feito e diagramado. o Contra é que não achei que os traços demonstram tanto sentimentos se comparados com os da Marvel ou DC por exemplo, mais entendi pois a temática é bem diferente. Ainda falando dos Traços a mansão do Sr Darcy ficou muito fiel ao livro, muito perfeita.

Espero que gostem,
Abraços, And.

Nenhum comentário:

Postar um comentário