sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

#EuAssisti - Star Trek

O que dizer de uma revolução na história televisionada que aconteceu na década de 60? O que foi e o que é o Star Trek? E o que o Star Trek consequentemente proporcionou aos amantes da ficção cientifica?

Há  50 anos, a franquia Star Trek surgia, num tempo em que efeitos especiais não eram lá grande coisa e, imaginar a vida no espaço era uma coisa frequente, já que o homem, fazia poucos anos, tinha pousado pela primeira vez na Lua.

Star Trek de fato abriu as oportunidades para que surgissem outras portas para a ficção cientifica em especial a ficção cientifica espacial, como por ex: Star Wars, dentre outros. Em uma época onde a tecnologia nem de perto se igualava aos tempos atuais, Star Trek foi uma série de explosões. Na época de lançamento não foi um "enorme" sucesso, mas as qualidade que a série trouxe em comparação ao ano de lançamento nos surpreende, poucos anos depois do homem ter pousado na lua pela primeira vez, a série traz uma temática de vida no espaço...

Mas vamos entender melhor...


Star Trek (no Brasil, Jornada nas Estrelas; em Portugal, O Caminho das Estrelas) é uma série de televisão norte-americana de ficção científica criada por Gene Roddenberry, produzida pela Desilu Productions (mais tarde pelaParamount Television) e exibida pela NBC de 8 de setembro de 1966 até 3 de junho de 1969.[1]

Apesar de seu título ser Star Trek, adquiriu o retrônimo de Star Trek: The Original Series para se diferenciar de suas sequências e do universo ficcional criado. Ela se passa no século XXIII. A série segue as aventuras da tripulação da nave estelar USS Enterprise, comandada pelo Capitão James T. Kirk, o Primeiro Oficial Comandante Spock e o Oficial Médico Chefe Leonard McCoy. O monólogo de introdução narrado por William Shatner em cada episódio estabelece o propósito da nave: " Espaço: a fronteira final. Estas são as viagens da nave estrelar Enterprise. Em sua Missão de cinco anos, para explorar novos mundos, para pesquisar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve."

Ao final de sua segunda temporada, a série foi quase cancelada novamente. Devido a uma campanhas dos fãs, a série recebeu uma terceira temporada, porém a NBC mudou o dia de exibição para o "horário da morte" de sexta-feira, 22:00. Star Trek foi cancelada ao final de sua terceira temporada depois de 79 episódios. Entretanto, isso foi o suficiente para o programa ir para a sindicação, permitindo se tornar extremamente popular com reprises durante a década de 1970. O sucesso do programa foi seguido por outras cinco séries de televisão e onze filmes. O Guinness World Records reconhece Star Trek como a série de televisão com o maior número de spin-offs da história.

Apesar da série nunca ter vencido um Emmy Award, foi indicada nas seguintes vezes:

  • Melhor Série Dramática (Gene Roddenberry e Gene L. Coon), 1967
  • Melhor Série Dramática (Gene L. Coon), 1968
  • Melhor Ator Coadjuvante (Leonard Nimoy), 1967, 1968 e 1969
  • Melhor Ator Convidado (Frank Gorshin), 1969
  • Realização Individual em Direção de Arte (Jim Rugg), 1967
  • Realização Individual em Fotografia (Darrell Anderson, Linwood G. Dunn, e Joseph Westheimer), 1967
  • Realização Individual em Edição de Filme e Som (Douglas Grindstaff), 1967
  • Melhor Realização em Edição (Donald R. Rode), 1968
  • Classificação Especial de Realização Individual para Efeitos Fotográficos (The Westheimer Company), 1968
  • Melhor Realização em Edição (Donald R. Rode), 1969
  • Classificação Especial de Realização para Efeitos Fotográficos (The Howard A. Anderson Company, The Westheimer Company, Van der Veer Photo Effects e Cinema Research), 1969
Oito episódios foram indicados a um dos mais prestigiados prêmios de ficção científica, o Hugo Award, na categoria de Melhor Apresentação Dramática. Em 1967, os episódios indicados foram: "The Naked Time", "The Corbomite Maneuver" e "The Menagerie". Em 1968, todos os indicados eram episódios de Star Trek: "Amok Time", "Mirror, Mirror", "The Doomsday Machine", "The Trouble With Tribbles" e "The City on the Edge of Forever". Star Trek venceu nos dois anos com "The Menagerie" e "The City on the Edge of Forever", respectivamente.

Em 1967, Star Trek foi uma das primeiras séries de TV a vencer o NAACP Image Award
Em 1968, o episódio mais aclamado de Star Trek, "The City on the Edge of Forever", escrito por Harlan Ellison, venceu o prestigiado Writers Guild of America Award de Melhor Roteiro para televisão, apesar do prêmio ter sido entregue ao roteiro original de Ellison, não a versão que foi filmada e exibida. A ordem cronológica da série se seguiu: 1ª Temporada: 1966-1967, 2ª Temporada: 1967-1968, 3ª Temporada: 1968-1969. Coim alguns episódios "notáveis" de acordo com a Entertainment Weekly, os dez melhores episódios de Star Trek são:

  1. "The City on the Edge of Forever
  2. "Space Seed"
  3. "Mirror, Mirror"
  4. "The Doomsday Machine"
  5. "Amok Time"
  6. "The Devil in the Dark"
  7. "The Trouble With Tribbles"
  8. "This Side of Paradise"
  9. "The Enterprise Incident"
  10. "Journey to Babel"
IGN também listou seus dez melhores:
  1. "The City on the Edge of Forever"
  2. "Balance of Terror"
  3. "Mirror, Mirror"
  4. "Space Seed"
  5. "The Trouble With Tribbles"
  6. "Where No Man Has Gone Before"
  7. "The Enemy Within"
  8. "The Naked Time"
  9. "This Side of Paradise"
  10. "Arena"

Spin offs:

Spin off, do inglês significa derivagem. Star Trek teve inúmeros Spin Offs, como  Star Trek: The Next Generation, Star Trek: Deep Space Nine, Star Trek: Voyager e Star Trek: Enterprise, e a série animada de Star Trek. The Next Generation se passa no futuro, quase cem anos após Star Trek, no século XXIV, com uma nova tripulação e uma nova nave Enterprise e passou de 1987 a 1994.
Em Deep Space Nine, a série se passa em uma estação espacial, porque foi criada quando Star Trek: The Next Generation ainda estava no ar. A ideia era evitar de ter duas séries em naves espaciais rolando ao mesmo tempo. Dois personagens de TNG, Miles O'Brien e Worf, se tornaram personagens principais em DS9. Deep Space Nine foi ao ar de 1992 a 1997.

Já Voyager foi criado por Rick Berman, Michael Piller e Jeri Taylor e é a quarta encarnação de Star Trek, e rolou de 1995 a 2001. Ela também se passa no futuro, assim como DS9 e TNG, dos anos 2371 até 2378. Ela acompanha a nave USS Voyager, que se perde no Quadrante Delta e viaja 75 mil anos luz em busca de uma nave inimiga, de Maquis. Perdidos, eles são obrigados a se  juntar e começar a viagem de volta para a Terra, que vai durar décadas (75 mil anos luz dá mais ou menos 7 com 17 zeros atrás de kilômetros).

Por fim, em Enterprise, criada por Brannon Braga e Rick Berman, se passa no passado, dez anos antes da criação da Federação Unida dos Planetas. Ela mostra a origem de alguns conceitos conhecidos dos fãs de TOS (The Original Series) e como seria o começo da saga. A série fica entre os eventos do século XXI mostrados em Star Trek: First Contact (oitavo filme da franquia) e a série original de Star Trek. Ela foi ao ar entre 2001 e 2005.

Filmes

Depois do suesso da série Star Trek (que foi prematuramente cancelada e depois voltou com força), em 1975, a Paramount Pictures começou a pensar em filmes da franquia. Dois anos depois ela descartou o projeto para favorecer uma nova série Star Trek Phase II, mas depois do sucesso de filmes como Star Wars e Encontros Imediatos de Terceiro Grau, a Paramount mudou de ideia mais uma vez, cancelou a série e fez o primeiro filme de Star Trek. Depois dele, chamado Star Trek: The Motion Picture, mais 11 filmes foram rodados, cada um com um diretor diferente, sendo somente Leonard Nimoy, Johnatan Frakes e J.J. Abrams diretores de duas produções (Star Trek II: The Wrath of Khan, Star Trek III: The Search for Spock, Star Trek IV: The Voyage Home, Star Trek V: The Final Frontier, Star Trek VI: The Undiscovered Country, Star Trek Generations, Star Trek: First Contact, Star Trek: Insurrection, Star Trek Nemesis, Star Trek e Star Trek Into Darkness de 2013). Depois dos filmes, inúmeros livros, conteúdos, jogos e adaptações rolaram.

Dentre essas e muitas outras informações adquiridas e feitas, espero que vocês que gostam de ficção cientifica já tenha visto a série/Filmes que é um clássico, e para quem ainda não assistiu, vale a dica, o olhar é voltado para o passado, então não espere super qualidades, e super efeitos cinematográficos por que não é isso que temos atualmente que já existia nos anos 60. E ahhh que década de descobertas essa hein...

Att, And

Nenhum comentário:

Postar um comentário