sábado, 2 de janeiro de 2016

Livro Baía da Esperança

Sinopse :

Quando Mike Dormer parte de Londres para uma pequena cidade litorânea da Austrália, a fim de impulsionar a construção de um resort de luxo, vislumbra apenas mais um contrato milionário que lhe permita subir outro degrau da escada empresarial. O destino, porém, lhe reserva algo diferente. Baía da Esperança não é uma cidadezinha qualquer, e as tripulações de observação de baleias, lideradas pela enigmática marinheira Liza McCullen, logo vão se revoltar contra o apetite predatório do forasteiro Mike. 

Quando a megaconstrução começa a ganhar vida, e então se revelam os efeitos na fauna local, os mundos de Liza e Mike se chocam, com resultados dramáticos. Perigos inesperados irão confrontar os nativos, sejam eles criaturas marinhas ou seres humanos. E Mike se vê obrigado a responder à pergunta que paira sobre Baía da Esperança - até onde se pode chegar, antes de acabar por destruir o que se ama?



Informações bibliográficas

Título
BAIA DA ESPERANÇA
Autores
Editora
BERTRAND BRASIL
ISBN
8528614220, 9788528614220
Primeira publicação
2007/ Inglaterra
Num. págs.
392 páginas

Opinião :

Neste belo romance, Jojo Moyes nos conta a estória da Baía da Esperança narrada pelo ponto de vista de vários personagens de forma contínua. São eles:

- Kathleen : tia da protagonista, lendária caçadora de tubarões, senhora doce que cuida do decadente hotel Silver Bay;

“ Observe o mar por muito tempo, os humores e frenesis, as belezas e terrores, e terá todas as histórias do mundo.”

- Hannah : filha da protagonista, garota decidida, simpática e madura para seus dez anos de idade, tem o sonho de navegar pelas aguas da Baia;

“Quer dizer que os turistas enjoados no barco do greg se devem à teoria do caos? Eu imaginava que fosse porque ele ficado bêbado ontem à noite de novo”

- Mike : protagonista, financista incubido de fazer pesquisas sobre a baia da Esperança para a implantação de um grande resort de luxo;

“ Sempre aceitei as pessoas pela aparência vísivel. Agora, de repente, imaginava quanta coisa talvez me houvesse escapado.”

- Lisa : enigmática e misteriosa protagonista, “caçadora “ de baleias, ajuda a tia a cuidar do hotel;

“ Foi quando vi o mar como a primeira e única oportunidade de libertação. Olhava- o não como uma coisa bela,de permanência tranquilizante, mas como um alcoolatra vê uma dose de uísque escondida: saboreava o fato de que estava ali o potencial de alivio que prometia.”

- Greg : um dos “caçadores “ de baleia, apaixonado por Lysa, alcoolatra , egocêntrico e mulherengo;

“ ‘Rompimento total’, como o definiam. A mesma expressão que os médicos usam quando falam de certa lesão no ligamento. E essa era uma sensação, digo a vocês, tão dolorosa que, se eu pensasse muito a respeito, fazia me sentir fisicamente lesionado.”

- Mônica : irmã , amiga e conselheira de Mike, jornalista.
“ Mikey, pra que diabo está sentado ai?”

Assim que percebi que todas estas personalidade tão diferentes contavam a estória fiquei receosa de que tudo fosse ficar bem confuso na minha cabeça, mas não foi o que aconteceu. A escritora ,assim como em A garota que você deixou para trás, escreve de forma bem coerente e concisa e nos leva a montar vorazmente o quebra-cabeça da estória com um resultado final emocionante. O suspense só é realmente revelado nos ultimas paginas do livro.

A sinopse faz parecer que é a estória de amor entre Mike e Lisa, mas para mim não é. É uma estória de vidas entrelaçadas pelo amor, pelas crises emocionais e morais e pelas consequências de seus atos. Os personagens são extremamente humanos e reais, falhos e imperfeitos e que em algum ponto da vida transpuseram algum limite e de certa forma pagam por isso. Surpreendentemente ela não lança muitas características físicas dos personagens( no máximo o tipo e cor de cabelo) ,o que às vezes não agrada aos leitores ,mas algo que eu adoro pois eu mesma posso criar a imagem do personagem. Não existe vilões e mocinhos apenas pessoas que lutam por algo seja um ideal, poder ou dinheiro.

Em algumas cenas ,você praticamente vive a estória tamanho é o detalhismo e dinâmica empregado pela escritora. Amei as declarações de amor não ditas, apenas pensadas e transmitidas em atos. Amei a forma como cada personagem luta pelo que quer. Amei o papel da tia e da filha que juntas com o cachorrinho , as baleias e os golfinhos são o ponto forte da trama e são eles que nos conquistam para tomar partido pela Baia da Esperança. Amei o sr. Nino e sua amizade por Kathleen. Amei o primeiro encontro de Mike com as baleias.

Para mim o melhor livro de Jojo Moyes, um livro lindo ,apaixonante e envolvente que merece bem mais que cinco estrelinhas.....hehehehe....

Recomendadíssimo !

E vou aproveitar o gancho da pergunta da sinopse e vou lançar outra pergunta nesta minha primeira resenha para o blog e primeira resenha de 2016:

Do que realmente precisamos para ser felizes?

Beijos,Myl.

2 comentários:

  1. ate me animei para ler, e sua pergunta final foi otima, finalizou com um tchan, adorei

    ResponderExcluir