terça-feira, 14 de julho de 2015

A Cor da Ternura

Sinopse:

Ser pobre e negra trouxe para Geni muitos conflitos interiores. Já adulta, continuou enfrentando barreiras impostas pela sua cor. Para vencê-las, traçou uma meta de vida e chegou lá! Lutou e continua lutando com armas poderosas que adquiriu durante sua vida: amor, carinho, afeto... O mundo seria melhor se os homens deixassem, assim como Geni, que essas poderosas armas brotassem em seus corações? Esta narrativa é mostrada com muita veracidade dos fatos. através desta história, a escritora procura deixar claro que "...trata-se não de um tema negro, mas de uma vida negra". 


Opnião: A Cor da Ternura é uma história de uma menina, que durante a sua infância é muito ligada à mãe, vendo nela a base de sua existência e, à medida que vai se desenvolvendo, vai sendo educada pelas irmãs mais velhas. As irmãs Cecília, Arminda e Iraci têm a incumbência de fazer o acompanhamento das expectativa da irmã mais nova - a narradora -,bem como as explicações sobre o nascimento e a vida, pois a mãe estando grávida não dispõe de muito tempo para as indagações da pequena Geni...



A sua iniciação na adolescência, ficou sob a responsabilidade de Maria uma irmã casada e com filhos. Maria explica à menina sobre a transformação que está ocorrendo em seu corpo. Na história, ainda existem duas personagens que, apesar de não fazer parte direta da família da menina Geni, contribuem na constituição da família. Uma das personagens é a parteira Chica Espnhola, cabendo a ela a responsabilidade de ajudar a trazer à luz a vida. A outra é a vó Rosária, que tem a incumbência de valores e bens culturais. Vó Rosária era uma negra que morava em outra fazenda. Ninguém sabia sua idade certa e quando isto era indagado a ela, respondia que só o filho sabia dizer.  Quando ela chegava a casa de Geni, todos se reuniam para ouví-la contar história de seu povo, e isto ninguém poderia perder. A história quase não menciona a figura do pai, pois ele aparece na narrativa quando a menina já passou por transformações e experiências importantes na sua trajetória.

Seu pai na história vem para configurar seu encaminhamento para inserção na sociedade e depois que a narradora está formada professora. A Cor da Ternura trás não só a problemática da discriminação racial em nosso país, mas também trás uma história de solidariedade entre mulheres onde vemos traçado a trajetória de uma menina inserida em uma sociedade cujos os valores não representam a sua identidade. Esta obra tenta deixar configurada a importância da mulher afro-descendente na formação da família, buscando sempre suas verdadeiras raízes, isto é, o resgate de sua cultura e etnia, sem se deixar abater pelas dificuldades enfrentadas numa sociedade como a nossa.

Abrçs, And.

Nenhum comentário:

Postar um comentário