quarta-feira, 15 de julho de 2015

Peter Pan – J. M. Barrie – Zahar

Estranhas folhas de árvore no chão do quarto das crianças, um menino, vestido de folhas e de limo, que aparece subitamente… Bem que a intuição da Sra. Darlin lhe dizia que algo estava para acontecer. Logo, seus filhos estariam envolvidos numa incrível viagem à Terra do Nunca, onde os adultos não entram e de onde muitas crianças não voltam jamais! Eu sempre gostei de clássicos. Desde filmes, como, por exemplo, De Volta Para O Futuro e livros, como O Mágico De Oz. Dessa vez, eu conheci Peter Pan, Wendy, Miguel, João, Firula, Caracol, Magrelo, Gêmeos, Bico, Gancho, Barrica e outros. Tudo isso graças ao escocês J. M. Barrie. Em falar em Escócia, estou planejando em fazer um especial “Escócia Na Literatura”, mas acho que só em julho vai acontecer, pois eu vou estar de férias.



Apesar de ser um clássico infantil,Peter Pan trata de assuntos sérios. Coisas, que hoje em dia, poderiam ser consideradas proibidas para uma criança ler. Só a frase: “eu não me lembro de quem eu mato”, já é um pouco forte, mas se eu tivesse um filho, eu leria a história para ele. A história te leva a imaginar coisas e a viver como o Peter Pan. Da vontade de não crescer. Você também, ao longo do livro, simpatiza com Gancho. James Gancho. Gancho, capitão do Ossos E Caveiras, é um personagem muito interessante, que com certeza vai te encantar. Você fica amigo dele, mas mesmo assim, você torce por Peter. Aquela história do crocodilo, da escola, do Barrica ser amado e tal, é muito legal.

Como Barrie disse, o que ele nos conta, não é nem a ponta do comecinho da vida de Pan. Então, eu não me incomodaria se ele tivesse feito uma, duas, cinco, sete continuações de Peter Pan. Eu, com toda a certeza desse mundo, leria todas. Falando em Barrie, se não fosse por ele, pelo jeito dele narrar a história, acho que o livro perderia muita coisa. O escocês conversa com o leitor e, muitas vezes, ele fala como se nós fossemos os autores. Tem uma hora que você pensa: “se eu fosse o autor, faria exatamente isso”, mesmo se aquela ideia nunca tiver passado pela sua cabeça. Uma coisa que me favorece é o  exemplar da Zahar. Ele é lindo. Sem falar, que provavelmente minha próxima leitura, Aventuras De Alice No País Das Maravilhas & Através Do Espelho E O Que Alice Encontrou Por Lá, também é da Zahar.

Dou 5 estrelas pra esse livro, é perfeito desde a diagramação a edição da Zahar


Nenhum comentário:

Postar um comentário