quarta-feira, 15 de julho de 2015

Como Quebrar A Maldição De Um Dragão

No Como Quebrar A Maldição De Um Dragão, quarto livro da série Como Treinar O Seu Dragão, temos a solução do acontecimento que ficou em aberto no final do livro anterior. Onde um dos nossos heróis foi picado pela Vorpente Venenosa na fuga do Forte Sinistro. O inverno mais frio dos últimos tempos chegou às Terras dos Vikings, todas as ilhas internas estão agora ligadas por um plano deserto de gelo sólido. Para não perder os costumes, o quarto livro com as aventuras de Soluço Spantosicus Strondus III e seu dragão de jardim, Banguela, começa com mais uma das aulas do idiota Bocão Bonarroto, o instrutor do Programa de Treinamento de Piratas em Berk. 

A aula da vez é a Expedição de Caça com Arco e E Flecha sobre Esquis, onde os 12 alunos teriam que descer esquiando a maior montanha das Ilhas Internas enquanto tentam atingir o maior número possível de Pica-neves Semipintados com suas flechas.E como se isso não fosse o bastante eles devem se preocupar com os Histéricos, uma tribo viking sedenta por sangue, temida por todos e conhecida por matar primeiro e depois fazer perguntas. E a cereja do bolo está por conta do dragão Garra da Destruição, uma serpente negra do mar, um pesadelo com dentes enormes que está logo abaixo do mar congelado. Bocão leva os garotos até o Monte Vilania onde deverão descer esquiando atingindo com flecha, na descida, o maior número de Pica-neves Semipintados que puderem. Só que ali perto espreita novamente o perigo: os Histéricos, vikings lunáticos e sedentos de sangue. Depois de mais ou menos uma hora tentando acertar um Pica-neve, Soluço e Perna-de-peixe encontram, adivinhem sós, os Histéricos! Mas antes de saírem sem serem notados, Perna-de-peixe enlouquece e ataca os vikings sanguinolentos.  


Ficou como um mistério no fim do livro anterior e início deste para saber quem foi picado pela Vorpente. Perna-de-peixe está estranho, tem episódios de loucura, febre, tosses e espirros. Soluço preocupado com o amigo, o leva a Velho Enrugado na véspera do Dia de Freya. O avô materno de Soluço afirma que Perna-de-peixe foi picado pela vorpente e está com vorpentite e que às 10h do Dia de Freya morrerá. Soluço, desesperado, vai atrás do único antídoto para essa doença: o Vegetal-Cujo-Nome-Ninguém-Ousa-Dizer, só que a existência deste vegetal é uma lenda.  Contrariando seu pai, Stoico, o Imenso, Soluço e Banguela saem em uma viagem nas águas congeladas em busca da batata. Eu me diverti bastante com essa conversa de batata, tem um momento em que os personagens imaginam como seria um tipo. Eles contarão com a ajuda de Camicazi, a herdeira das Ladras do Pântano, que surgiu no livro passado e é minha personagem preferida de toda a série. Ousada, forte e fofa.


As ilustrações do livro continuam lindas, Cressida Cowell criou mais uma aventura instigante e original e nossos heróis vikings ainda me arrancam risadas com tamanha falta de sorte. Várias espécies novas de dragões nos são apresentadas no decorrer do enredo, alguns são bem assustadores. A história do pai de Norberto, o Demente é bem interessante e o desfecho inesperado. Os epílogos da série são comoventes. Neste livro conhecemos a Tribo dos Histéricos, que vivem "presos" em Histeria há 15 anos por causa do Guarra da Destruição, um dragão marinho imenso que vive na Ira de Thor - o mar ao redor de Histeria. Os Histéricos vivem sob uma maldição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário