terça-feira, 14 de julho de 2015

Os Instrumentos Mortais - Cidade de Vidro

É incrível como Cassandra Clare nos deixa mais extasiados a cada livro que lemos da série. Cada um deles corresponde à todas as suas expectativas, e ainda por cima às superam, e "Cidade de Vidro" não é diferente. 

Em “Cidade das Cinzas” somos deixados com um gancho que parecer ser a solução de um dos problemas que a série traz: a possibilidade de acordar a mãe de Clary. Há, também, acontecimentos no campo do romance, mas já não é novidade desde “Cidade dos Ossos” que a Cassandra Clare não brinca em serviço quando se trata de fazer personagens sofrer e arrumar motivos para impedi-los de ficarem juntos. Tudo está agitado em “Cidade de Vidro”. Como se tratava do final da série, um turbilhão de acontecimentos vindos de todas as partes vai se juntando e demandando conclusões e fechadas de pontas da narrativa — isso gera diversas viradas e muita surpresa para o leitor, uma das coisas que mais gosto nessa série, que parece ter como convicção nunca entediar quem lê...

Tudo se volta para uma grande batalha típica como fim épico de uma série como essa (a Cassandra Clare é popularmente conhecida por ser amante de Harry Potter e O Senhor dos Anéis, o que faz de “batalhas finais” algo esperado). Como a ignorância dos fatos é algo tão importante num romance tão decisivo para uma série, eu vou parar por aqui com a descrição de acontecimentos. Tem muita coisa boa no livro, com personagens enfim descobrindo quem realmente são, podendo entender melhor as circunstâncias da vida deles, cenas de ação e sofrimentos extremos no nível da expressão estadunidense “de ler na ponta do assento” — porque o leitor tem sensações tão angustiantes por alguns coisas que acontecem com seus personagens que, ao mesmo tempo que necessita continuar lendo, não quer mais passar por tamanho sofrimento e deseja jogar o livro na parede.

Principalmente na ocasião de certa morte, que é a mais inesperada e sofrida que eu já li. Então é isso: “Cidade de Vidro” é um ótimo livro de uma sequência de livros muito bons. Ele é conclusivo, consegue fechar as pontas que foram abertas pela autora no primeiro volume e, pelo menos para mim, foi tudo muito satisfatório. Todos os personagens são importantes na série, e até os secundários são muito bem construídos. Sem contar que você nunca tem nem sequer ideia do que acontecerá no próximo, já que todos eles têm uma batalha, por menor que seja, todos acabaram tendo uma guerra. Não consigo parar de ler, e enquanto não termino, não fico satisfeito, mas tenho que admitir que quando leio a última página, eu acabo ficando triste, porque querendo ou não, cada página que lemos nos deixa mais perto do fim indubitavelmente, e muitas vezes isso é tudo que você não quer, chegar ao fim, mesmo que algumas histórias fiquem conosco para sempre, mesmo que muitas outras ainda venham. Livro totalmente recomendado, esperem que leiam e o amem assim como eu.
 
Abrçs, And.

Nenhum comentário:

Postar um comentário