quarta-feira, 15 de julho de 2015

A Estrada da Noite

Sinopse

Uma lenda do rock pesado, o cinqüentão Judas Coyne coleciona objetos macabros: um livro de receitas para canibais, uma confissão de uma bruxa de de 300 anos atrás, um laço usado num enforcamento, uma fita com cenas reais de assassinato. Por isso, quando fica sabendo de um estranho leilão na internet, ele não pensa duas vezes antes de fazer uma oferta. "Vou 'vender' o fantasma do meu padrasto pelo lance mais alto..." Por 1.000 dólares, o roqueiro se torna o feliz proprietário do paletó de um morto, supostamente assombrado pelo espírito do antigo dono. Sempre às voltas com seus próprios fantasmas - o pai violento, as mulheres que usou e descartou, os colegas de banda que traiu -, Jude não tem medo de encarar mais um.
Mas tudo muda quando o paletó finalmente é entregue na sua casa, numa caixa preta em forma de coração. Desta vez, não se trata de uma curiosidade inofensiva nem de um fantasma imaginário. Sua presença é real e ameaçadora. O espírito parece estar em todos os lugares, à espreita, balançando na mão cadavérica uma lâmina reluzente - verdadeira sentença de morte. O roqueiro logo descobre que o fantasma não entrou na sua vida por acaso e só sairá dela depois de se vingar. O morto é Craddock McDermott, o padrasto de uma fã que cometeu suicídio depois de ser abandonada por Jude. 



Numa corrida desesperada para salvar sua vida, Jude faz as malas e cai na estrada com sua jovem namorada gótica. Durante a perseguição implacável do fantasma, o astro do rock é obrigado a enfrentar seu passado em busca de uma saída para o futuro. As verdadeiras motivações de vivos e mortos vão se revelando pouco a pouco em A estrada da noite - e nada é exatamente o que parece. Ancorando o sobrenatural na realidade psicológica de personagens complexos e verossímeis, Joe Hill consegue um feito raro: em seu romance de estréia, já é considerado um novo mestre do suspense e do terror.  Judas Coyne é um roqueiro famoso e já velho, o último remanescente de sua banda. Vive em uma fazenda com a sua namorada, Geórgia, que veio depois de Flórida, e depois Tennessee... Jude gosta de chamar as namoradas pelo nome do seu Estado de origem, um modo de lembrar a elas (jovens, góticas, querendo esquecer a sua vida passada) quem elas realmente são e de onde vieram. Jude não é um homem agradável. Machista, violento e dono de uma coleção macabra que inclui uma fita de um assassinato real. Quando Jude compra o paletó de um morto, onde era anunciado que um fantasma viria junto, ele não espera que, realmente, um fantasma venha junto. E muito menos que esse fantasma queira matá-lo. Acontece que ele é o padrasto de Ana, a quem Jude chamava de Flórida e que cortou os pulsos em uma banheira depois que Jude a chutou para fora de sua vida. O fantasma está a espreita em todos os lugares e Jude não tem para onde correr.

Joe Hill apresenta um mocinho com ares de vilão. Judas Coyne já fez e continua fazendo coisas desagradáveis, como ansiar pela morte do pai e ter quase 60 anos e namorar jovens de 20, as quais ele trata como pratos descartáveis. E ao mesmo tempo em que você sabe que aquele homem não é um mocinho o leitor se vê torcendo para ele. Cenas em que trafegamos pelo passado de Jude, pelos seus pensamentos mais profundos, por fatos que teme confrontar, e até chegarmos a atitudes carinhosas e heroicas já estamos em uma relação de cunho duplo com ele: não o aceitamos com todos os seus defeitos, e amamos aqueles defeitos. Acima de tudo Jude é um personagem real e Joe Hill consegue passar isso – todas as pessoas têm lados e momentos. A construção dos personagens é uma das partes mais interessantes e gostosas da história. A narrativa de Hill é simples e os capítulos sucintos tornam a leitura do livro de 256 páginas bastante rápida, consegui terminar de lê-lo em três dias. É dividido em três partes: Cachorro Negro, Na Estrada e Vivos. Ele consegue fazer uma introdução que realmente prende leitor. O final é simples demais. E talvez isso não seja um erro, apenas estava fora das minhas expectativas, pois A Estrada da Noite é um livro todo simples que fala sobre fantasmas e maldições (e não estou falando do lado sobrenatural dos termos). Porém é um ótimo livro, gostei bastante e espero que vire filme, caso ainda não seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário