terça-feira, 14 de julho de 2015

Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos

Clary sempre se achou uma garota normal, vivendo com a mãe e tendo um melhor amigo por perto, mas quando vê um grupo assassinando alguém e percebe que só ela viu isso, tudo muda. Ela acaba sendo inserida no mundo dos caçadores de sombras, um grupo que extermina demônios. Tentando superar o baque de saber que existe um mundo dentro do seu mundo, ela descobre que a mãe foi levada e agora precisa da ajuda deles para salvá-la. Mas Clary não é apenas uma garota arrastada para esse mundo sombrio, ela pode fazer parte dele de uma forma que ela nem imagina. As respostas ela vai descobrindo aos poucos, mas as mais importantes, é a mãe quem as possui. 

Clary Fray estava na boate Pandemônio com o seu amigo Simon, e essa seria apenas mais uma noite comum se ela não fosse a única a presenciar um assassinato. Antes ela não tivesse seguido o menino bonito de cabelo azul, agora ela é a única que consegue ver o seu corpo sumindo no ar após três adolescentes – que depois ela descobre se chamarem Jace, Alec e Isabelle – o terem matado. Nem os seguranças da boate, nem Simon, ninguém consegue vê-los! ...

E agora, como fazer com que os outros acreditem se não restou nenhum vestígio do menino de cabelo azul? Ela não devia ter visto, nenhum mundano tem o dom da Visão, e por isso Jace vai atrás dizendo que é um Caçador de Sombras e que aquele menino de cabelo azul era, na verdade, um demônio. Mas Clary não tem muito tempo para assimilar todas essas informações, pois sua casa é invadida, sua mãe desaparece e ala mesma é ataca por um demônio; tudo isso em 24hs! A partir daí ela enfrenta uma luta contra o tempo para achar sua mãe com vida e para tentar entender tudo aquilo que foi escondido dela durante os 15 anos da sua vida.

O livro é narrado em terceira pessoa acompanhando principalmente a Clary. Eu queria muito que fosse em primeira pessoa, mas como o foco muda para alguns personagens secundários, isso foi necessário. A Clary é uma garota comum, na personalidade porque na aparência as pessoas costumam achar os ruivos diferentes, só que as vezes ela é muito passiva. Deixa os outros agirem por ela, uma característica que eu espero que mude nos próximos livros. 
O Jace é o queridinho de tudo, minha empatia e amor por ele não mudou em nenhuma leitura do livro. O sarcasmo misturado com a vulnerabilidade que ele tanto tenta esconder é encantador. E tem também o Simon, melhor amigo, que está ali praticamente a disposição da Clary, mas que tem sentimentos em relação a ela por trás disso. E a escrita da Cassandra Clare é magnifica. Ela te prende e faz com que você queira saber mais e mais no decorrer da trama. Uma impressão que não mudou e isso desde quando olhei para esse livro, era que eu achava que o romance não seria algo importante na estória. 

Logo na sinopse já dá para perceber que o amor é apenas secundário, que o mais importante envolvia a fantasia. O romance existe sim e acredito que muitos leem por causa dele, mas não espere algo explicito, um envolvimento mais profundo ou coisa do tipo. Como ainda tem muita coisa para acontecer, muitos livros, pode ser que isso se desenvolva no decorrer da série.  Uma outra impressão que não mudou foi que esse não é apenas um livro introdutório, para apresentar personagens e o enredo. Ele também faz isso, mas dá para perceber que as possibilidades que a autora pode seguir nos outros livros é grande.

Abrçs, And.

Nenhum comentário:

Postar um comentário