quarta-feira, 15 de julho de 2015

Por que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor?

Primeiramente o livro não é sobre sexo, é sobre as diferenças entre homens e mulheres e suas influências nos relacionamentos. O sexo é só um capítulo. Ao fazer estas explicações os autores relatam exemplos do cotidiano que certamente são familiares a muita gente! No entanto, duas coisas me incomodam no livro e a primeira é o determinismo em suas explicações. É verdade que uma parte de nosso comportamento acontece devido a predisposições biológicas, mas os autores exageram demais nesse tipo de explicação. 

O livro segue uma narrativa de comparação entre ações feitas por homens e mulheres seguindo uma “tentativa” de explicações e traz temas “polêmicos” como exemplo do próprio nome do livro. É uma leitura leve, com leves toques de humor e situações que discutem sobre as várias diferenças existentes entre homens e mulheres, algumas, como é mencionado ao final do livro, são de fácil percepção, basta uma boa observação.  É uma leitura que vale a pena, principalmente para quem deseja compreender as diferenças entre os sexos e até compreender um pouco do próprio sexo e de si mesmo.  

O lado negativo do livro é o titulo, que gera perspectivas que provavelmente não serão atingidas, até porque sexo e amor são abordados apenas no final do livro e de maneira bem sutil, e a repetição cansativa de que "o homem é que tem a função de perpetuar a espécie" e "a mulher ficava na caverna cuidando dos filhos e da casa". É claro que as atitudes do homem e da mulher hoje são reflexos do passado, mas basta que isso seja dito e explicado apenas uma vez, não repetidas vezes como acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário