terça-feira, 14 de julho de 2015

Um Porto Seguro

Um Porto Seguro – Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas… e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio...

Dois destinos unidos por acontecimentos que marcaram passados de sofrimento e perda – assim é o início de uma nova trama escrita por Nicholas Sparks. Apostando em um romance com toques de drama em um ambiente envolto de suspense, o autor – mais uma vez – superou as minhas expectativas e deixou bem claro o motivo do sucesso de seus livros. O livro não surpreende, mas traz muitas lições e um amor capaz de sobreviver ao sofrimento.

Logo no início, somos apresentados à Katie, uma mulher que se mudou para Southport – uma pequena cidade na Carolina do Norte – com o único objetivo de esconder o seu passado e recomeçar a vida do zero. Fazendo de tudo para não chamar atenção – principalmente pelo fato da cidade ser pequena – Katie tenta levar uma vida calma e segura, trabalhando em uma lanchonete e morando em um lugar distante, longe de vizinhos ou qualquer pessoa que possa comentar algo de sua rotina. Entretanto, quando Katie conhece Alex, um homem viúvo e muito educado que mora com os seus dois filhos – Josh e Kristen – ela passa a se questionar sobre o amor. Mesmo tentando acreditar que exista uma chance de ser feliz, ela é constantemente assombrada pelo seu passado. Ele prometeu que nunca a deixaria ir e possui meios de encontrá-la. Katie sabe que é só questão de tempo até que ele a encontre e torne a sua vida um verdadeiro pesadelo. Até que ponto ela será capaz de ir pelo amor? O passado será superado ou tomará conta do presente/futuro?

“Um Porto Seguro” é um livro que me encantou em diversos aspectos – não importando as situações clichês e nada surpreendentes. A relação dos protagonistas – Katie e Alex – é construída ao poucos e vai tendo os seus altos e baixos ao longo dos capítulos. O passado da protagonista é tão real e assustador que fica impossível não sentir os medos de uma vida que foi construída combase em mentiras e uma falsa identidade. Ela busca o amor e – quando o encontra – não acredita que seja merecedora ao ponto de vivenciar algo tão belo. Alex é paciente e – apesar de não ter conhecimento do passado conturbado de Katie – tenta ajudá-la a superar os seus medos e mostra que não se deve desistir de algo que é correto – por mais que o desafio seja difícil.Sparks conseguiu mesclar diversos assuntos complicados em uma trama que é envolvente desde aprimeira página. A forma como ele retratou a agressão que as mulheres sofrem – um tema bastante pesado – foi muito bem colocada e deixou evidentes os inúmeros casos em que as mulheres não denunciam tal crueldade pelo fato de acreditarem nas promessas de seus maridos/namorados.


Abrçs, And.

Nenhum comentário:

Postar um comentário