quarta-feira, 15 de julho de 2015

Querido John

QUERIDO JOHN é um livro belo em muitos sentidos. Os capítulos variam entre médios e longos e está dividida em três partes, a questão de Sparks é que ele mexe com cada um dos nossos sentimentos de forma distinta, toca as nossas emoções quando estamos distraídos.

Neste livro, ele trouxe relações e conflitos de família, adolescência vs maturidade, abandono de mãe, expectativas da juventude – que sempre são mais urgentes para os jovens americanos. Podemos viajar pela linguagem leve, fácil, fluida e acompanhar a forma genial como ele constrói a narrativa, com a delicadeza e experiência de alguém que investe em um relacionamento duradouro, explorando qualidades e faltas de cada personagem, como pessoas reais. Heroínas pela beleza /ou caráter inquestionável, e homens íntegros que nos fazem apaixonar por oferecerem o que têm de melhor – eles mesmos. É por isso que Nicholas nos conquistou: ele se importa, não apenas em nos prender pela beleza de um único livro, mas pela demonstração de que há um pouco dele em cada uma de suas obras, mesmo com suas particularidades.

“Querido John” narra a história de um grande amor entre dois jovens, John e Savannah. O livro é narrado por John Tyree, que inicia contando sobre sua vida antes de conhecer Savannah. John morava na Carolina do Norte com o seu pai, com quem mantinha uma relação com poucos diálogos e quase todos sobre moedas. Ao terminar o colegial, ele se mostrou um adolescente rebelde, que bebia sempre, arranjava brigas pela cidade, namorou dezenas de mulheres e não parava em nenhum emprego. Um dia, após refletir sobre o que estava fazendo de sua vida, John resolveu que ia se alistar no Exército Americano. Aos poucos, John foi se adaptando à vida no exército e pela primeira vez passou a ter dinheiro no banco. Apesar de nunca se falarem por telefone, o pai de John escrevia para ele pontualmente no primeiro dia de cada mês, nada pessoal, apenas sobre o clima e as mudanças no bairro. Três anos se passaram e John mudou muito: deixou de fumar, diminuiu a bebida, passou de soldado a cabo e, seis meses depois, a sargento, ganhou vinte quilos de músculos e tatuou os dois braços.

Em uma de suas licenças de duas semanas, John retorna para sua casa e um dia de manhã após tomar café e ler o jornal, resolve ir surfar depois de três anos. Durante uma pausa, observando a vista e sem a menor intenção de encontrar uma garota, ele avista pela primeira vez Savannah, acompanhada de sua amiga, passeando. Dois amigos se aproximam, conversam com elas e um deles derruba a bolsa de Savannah no mar, todos ficaram paralisados e John, que assistira a tudo, pula no mar para recuperar a bolsa. Foi neste momento que teve inicio um amor à primeira vista. John e Savannah passaram as duas semanas de licença dele juntos, se conhecendo. Ela estava na cidade de férias da faculdade, mas como voluntária para ajudar a construir algumas casas. Os dois fizeram passeios juntos, John a levou para conhecer restaurantes da cidade e para conhecer seu pai, ainda que ele falasse pouco e só sobre moedas, ela se mostrou interessada. Durante esse tempo, eles se encontram apaixonados um pelo outro e no fim das duas semanas, John precisava voltar para sua base na Alemanha. Antes de partir, ele prometeu a ela que voltaria para encontrá-la e que se casaria com ela. Savannah prometeu esperar por ele.

Durante um ano, os dois continuaram apaixonados, se comunicando por cartas e telefonemas. Assim que John teve sua licença de duas semanas, ele volta para reencontrar Savannah e conhecer os pais dela. Após passar uns dias com eles, John e Savannah vão para o apartamento dela perto da faculdade, onde se formou e  trabalhava como assistente de professores. Aproveitaram essa licença passando os dias juntos, com algumas brigas, porém com muito amor. Na volta à base, acontece o ataque do dia 11 de setembro e John, inesperadamente, se vê na situação de ter que optar por abandonar seus colegas ou de se alistar novamente e ficar mais dois anos sem Savannah. Ele então opta por se alistar e vai para a guerra. Durante esses dois anos, o que ele mais temia aconteceu: as cartas de Savannah começaram a chegar cada vez menos, eles se afastaram cada vez mais e, até que na ultima carta, ela confessou estar apaixonada por outra pessoa.

Neste momento, John viu seu mundo acabar, ficou sem ação, não sabia se sentia raiva ou ódio de Savannah e resolveu ficar mais dedicado ao exército do que nunca, continuando sua vida por mais difícil que fosse. A morte de seu pai, fez com que ele tivesse uma licença de emergência, ele veio, assistiu ao funeral, resolveu algumas pendências e decidiu ir atrás de Savannah. A partir daí, John começa a descobrir outras formas de amar uma pessoa. Embora seja uma história comovente e triste, o autor mostra o verdadeiro significado do amor e história de homens que servem o país. Sparks trata da realidade, nos fazendo perceber que amar verdadeiramente alguém vai além de você querer estar com a pessoa, é querer que ela seja feliz independente de como ou com quem. Além de revelar como é a história de homens que servem o país. Ao término do livro, nos faz ficar tristes e pensativos, tentando descobrir o que faríamos no lugar de John e Savannah.

O livro me arrebatou em seu final, com o que pode ser a maior prova de amor que já vi, e me fez voltar ao início, para confirmar que li o que li. Não há palavras para dizer o quanto ele me surpreendeu. QUERIDO JOHN é um livro memorável sobre amor e entrega, desapego e honra, dever, bondade e honestidade. Uma história inesquecível que recomendo a homens e mulheres, jovens e adultos. Algumas histórias de amor merecem ser lidas, e a deste livro certamente está entre elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário